top of page

Envolvimento da área de Facilities é fundamental na fase de comissionamento de um imóvel comercial.

  • Foto do escritor: Buddy Bear Digital
    Buddy Bear Digital
  • 11 de set. de 2016
  • 3 min de leitura
Sinergia entre profissionais de facilities, projeto e construção garantem transição da etapa de obra para a operacional de forma gradual, sem custos e riscos inesperados.
Existem algumas máximas populares que acabaram tornando-se senso comum no ambiente da construção civil e de Facilities. É comum profissionais dessas áreas ouvirem frases como: obra não se finaliza, obra se abandona; todo pós-obra é caótico ou não importa o tamanho da obra: ela sempre trará problemas na entrega. Embora realmente exista uma infinidade de variáveis com as quais o profissional dessas áreas se depara no cotidiano de suas atividades, e o controle de todas seja virtualmente impossível, muitos problemas podem ser mitigados com uma gestão bem executada do comissionamento de um imóvel.

O comissionamento é o processo que garante que todos os sistemas e subsistemas sejam projetados, instalados, testados isoladamente e, em conjunto, operados de acordo com as necessidades e requisitos do cliente, seja em uma unidade industrial ou em um edifício. Em outras palavras, é um piloto da operação real de um empreendimento. Porém, não podemos confundir o comissionamento com o recebimento de uma obra, pois vai além. Ele fornece uma visão da obra como um todo e não somente como um conjunto de partes isoladas sem interconexão. Normalmente, o trabalho de comissionamento costuma ser contemplado quando falamos de um projeto turn key, no qual a empresa deve entregar o projeto concluído, testado e pronto para o início da operação.

Para projetos mais complexos ou aqueles nos quais o modelo de contratação não se enquadra no turn key, cada empresa contratada trabalha focada no seu nicho, por exemplo, civil, elétrica, ar condicionado, hidráulica, equipe de limpeza, até a entrega da documentação As Built, que é a última revisão do projeto depois de construído e testado.

Para o cliente final, e especificamente para a área de facilities, o mais importante é que o ambiente, em seu conjunto, trabalhe em harmonia, e não isoladamente.

Para alcançar essa harmonia, é de fundamental importância que a área de Facilities possa participar como conselheira desde a etapa inicial do projeto conceitual do empreendimento até sua conclusão, pois, ao final da obra, será responsável pela gestão da operação do ambiente. Isso evita o retrabalho com mudanças não planejadas nesta fase do processo, otimizando a operação.

O envolvimento da área de Facilities também é relevante no momento final dos testes isolados, e em conjunto, já que nesse momento, com a documentação completa em mãos, a equipe é treinada em todos os sistemas, tanto de forma isolada como na interação dos blocos. Com esta visão holística, a equipe estará apta para compreender a interdependência de cada subsistema. Neste momento, também se estabelece o contato da equipe operacional com todos os fabricantes, verificando-se os termos e condições de garantia, além de se discutir e elaborar o plano de manutenção e o manual de operações da instalação.

Para sistemas industriais muito complexos, uma etapa de pré-comissionamento, com a calibração dos subsistemas, é realizada para facilitar os testes que envolvem a integração entre os diferentes blocos lógicos ou subsistemas.

Após o comissionamento, garantindo que as condições iniciais estão de acordo com a expectativa do projeto, e já com o ambiente trabalhando com todos os funcionários e cargas operacionais, também são realizados alguns testes adicionais pós-comissionamento para garantir que, em condições reais de operação, a resposta de todos os sistemas continue de acordo com a expectativa original. Nesta fase, qualquer ajuste operacional é considerado apenas uma sintonia fina, e certamente não apresentará custos adicionais em curto, médio e longo prazos, nem interrupções da atividade produtiva, o que traria prejuízo financeiro.

Finalmente, a sinergia entre as áreas de projeto, construção e operação, aliada a um protocolo formal e independente de testes, garante que a transição da etapa de obra para a etapa operacional seja realizada de forma gradual, transparente, sem atrasos e, principalmente, sem custos não previstos e riscos inesperados.


O produto Ferga Facilities viabiliza operações com atuação técnica especialista e gestão integrada, promovendo total sinergia entre equipes e redução de custos ao contratante.
O Grupo Ferga possui um plano de operação e de gestão diferenciados que promovem a incorporação da visão Facilities, em todos os níveis, de forma consistente. Consulte-nos!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright © 2016 by Grupo Ferga - Todos os Direitos Reservados
 

  • Facebook Classic
  • Google Classic
bottom of page